Twitter UNIDOS POR ELE

Boa Tarde!

Estou aqui para anunciar o nosso novo canal de comunicação!

e também dar algumas noticias!

http://twitter.com/unidosporele_vj

Twitter UNIDOS POR ELE!

E tambem já está no site do livres para Adorar!

Conferência Intensidade no Casarão em Maio!

13, 14 e 15 de Maio!

Se prepare! E seja edificado por Deus!

Muitas participações!

em breve mais novidades!

Chegou a nossa vez!

Agora gostaria de postar a palavra do Fabio, que postei a alguns dias atrás.

Completa!

Como nasceu no coração dele!

Leiam, Vale a Pena!

Gaste um pouquinho do seu tempo Precioso!

“Monte e o Tabernáculo” – Três Níveis de Relacionamento (Adoração) com Deus 

“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti em uma nuvem espessa, para que o

povo ouça, quando eu falar contigo, e também para que sempre te creia. Porque Moisés

tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.Disse mais o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã; lavem eles os seus vestidos, e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia descerá o Senhor diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.” Ex.19:9-11

 

“Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre

o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava

no arraial estremeceu. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente. E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz. E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu. Então disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo, para não suceder que transpasse os limites até o Senhor, a fim de ver, e muitos deles pereçam. Ora, santifiquem-se também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, para que o Senhor não se lance sobre eles. Respondeu Moisés ao Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca limites ao redor do monte, e santifica-o. Ao que lhe disse o Senhor: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem os limites para subir ao Senhor, para que ele não se lance sobre eles.” Ex. 19:16-24

 “…Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o

monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis. Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava”  Ex. 20:18-21

 

 

“Depois disse Deus a Moisés: Subi ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos

anciãos de Israel, e adorai de longe. Só Moisés se chegará ao Senhor; os, outros não se chegarão; nem o povo subirá com ele.” Ex. 24:1-2

“Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali; e dar-te-ei tábuas

de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para lhos ensinares. E levantando-se Moisés com Josué, seu servidor, subiu ao monte de Deus, tendo dito aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão, se chegará a eles. E tendo Moisés subido ao monte, a nuvem cobriu o monte. Também a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia, do meio da nuvem, Deus chamou a Moisés.Ora, a aparência da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. Moisés, porém, entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.” Ex. 24:12-18

EX 25 – 30 – Tabernáculo  – Ex. 25:8 “E me farão um santuário para que eu habite nele”

Com base nessas passagens quero trazer a realidade da adoração em três níveis de relacionamento com o Senhor.

Aqui vemos Moisés subindo a montanha, ou o monte, geralmente quando vamos adorar ao Senhor, utilizamos esse termo de “Subir ao monte, ou subir a montanha”.  Outro símbolo que utilizamos para se referir aos níveis de Adoração é o “TABERNÁCULO”

Então vamos utilizar o tabernáculo e monte como “figura e sombra das coisas celestes”

 “Os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.” Hb. 8:5

Vamos transformar o monte num altar e um altar num monte e fazer um paralelo daquilo que Deus quer para nossas vidas como adoradores.

Então vemos a bíblia falar Deus queria relacionar com o povo no monte, Porém podemos perceber  Deus estabelecendo limites para esse relacionamento.

Moisés começa essa subida ao monte do Senhor e :

 

E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

A bíblia fala que o povo ficou com medo, e ficou no pé do monte, Ou seja, ali no pé do monte Moisés deixou o povo e subiu.

Aqui encontramos o primeiro nível de relacionamento, um povo que tem medo de relacionar, na verdade o povo não tinha medo de Deus, o povo tinha medo do juízo de Deus sobre os seus pecados.

Apontando para o tabernáculo esse primeiro nível fala do átrio: assim como para subirmos a montanha de adoração, o monte de rolacionamento com Deus, precisamos deixar o povo (deixar o povo significa, deixar o pecado), assim também primeiramente precisamos passar pelo “Átrio” antes de adentrar o Santo e o Santíssimo.

A primeira visão que se tem do tabernáculo ao passar pela porta é ALTAR DO HOLOCAUSTO e depois a BACIA DE BRONZE.

l      Nada pode realmente ser de Deus até que passe pelo altar. A experiência do altar deve preceder todas as coisas. Tudo o mais se baseia nisso.

 Esses móveis que simbolizam o arrependimento por que é ali que deixamos o pecado (representado pelo povo de Israel que Moisés deixou no pé do monte).

O interessante é que esses móveis poderiam ficar num lugar coberto (na Tenda) mas não, Deus estabeleceu para Moisés que eles deveriam ficar num lugar exposto, a vista de todos por vontade de Deus, Ele ficava no átrio aonde todos tinham acesso.

Por que querido ?  A VIDA DE Arrependimento do Adorador tem que ser uma vida exposta.

As pessoas viam os outros chegando com o seu cordeiro oferecendo os sacrifícios pelos seus pecados. Isso nos mostra que precisamos ter uma vida, exposta a Deus e aos homens de Deus, exposta ao líder maduro…

Moises devia subir ao monte do Senhor mais para isso teve que deixar o povo no é do monte. Por que ?

“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? (vemos aqui Monte e Tabernáculo unidos novamente)Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.” Sl.24:3-40

Vamos subindo o monte junto com Moisés e vamos deparar com mais uma situação, mais um nível a ser vivenciado em nossa vida e ministério. Bíblia fala que subiu Moisés, Arão e os sacerdotes, ou seja eles e chegaram num nível mais alto que a multidão.

Que nível é esse ? É o nível do caminho do monte, eles estão no meio do monte, a multidão fica embaixo, e agora sobe somente aqueles que são “SERVOS” (Sacerdotes), trazendo essa realidade para o tabernáculo, podemos dizer que eles estão no Santo Lugar, pois o santo lugar é um lugar de serviço. Pois é nesse lugar que você trabalha, aonde você tem que acender candelabro, queimar o incenso,  preparar a mesa dos pães…

Ali ficavam os sacerdotes, os que servem, mas tem um detalhe importante, do mesmo modo que no átrio os móveis eram expostos, aqui, os móveis estão incobertos.  Para quardar o coração do Servo, é servir sem querer a nobreza dos homens, é servir aonde somente os olhos de Deus estão te vendo.

“ Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.” Mt.6:1

Nesse lugar Deus vai tratar o coração do Adorador, sua vaidade, suas intenções: O que fazemos é importante, mas para que e para quem fazemos é mais importante ainda

Mas vamos continuar subindo, vamos continuar nossa caminhada nesse tabernáculo, avançando como adorador em nosso nível de relacionamento com o Senhor.

Percebemos pela escrituras que o Moisés subiu ao monte junto com Arão e os sacerdotes, mas SOMENTE MOISÉS, entrou na NUVEM que Estava no CUME DO MONTE, só MOISÉS, chegou ao cume do Monte.

Vemos mais abaixo em Ex. 24:12-18 , que para Moisés poder entrar naquela nuvem, para subir mais alto, Moisés precisou deixar algo ali e dessa vez não foi o povo ou pecado que ele deixou porque o pecado ficou no pé do monte.

Para ir para o cume do monte, Moisés precisou deixar “Arão e os Sacerdotes”, nesse texto de Ex. 24, deixou os anciãos e até Josué.

No pé do monte deixamos os pecados, no caminho do monte para subir devemos deixar a NOSSA VONTADE e o NOSSO SERVIÇO ou Ministério se preferir.

Ele entrou na Nuvem, no Cume do Monte, Sozinho.

Trazendo para o Tabernáculo, Ele saiu do Santo e Entrou no SANTISSIMO, aonde só tinha uma coisa, A ARCA, a Presença na qual todo o universo anseia desfrutar.

Para desfrutarmos desse momento temos que deixar a nossa vontade e nosso serviço.

Pois no Santo servimos, mais então paramos de servir (deixamos o candelabro, incenso e mesa de pães) e nos abaixamos (aqui representa entregar sua vontade) para poder atravessar a porta (que era uma camada grossa de tecido) e assim, SOMENTE ASSIM entrar no SANTISSIMO LUGAR.

Muitos adoradores sabem tocar, são bons servos através da música, mas não conseguem se entregar e contemplar o Senhor, não se concentram na Adoração, pois prestam atenção no acorde, na harmonia, e não prestam atenção em Deus.

Servem como Marta, mas perdem a boa parte de Maria.

Não entregam a sua vontade pro Senhor por isso perdem é bom de verdade.

Davi disse: Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus…” Sl. 73:28ª

No pé do Monte ou Átrio você purifica, no caminho do Monte ou Santo você serve, mais o que Faço no Cume do Monte ou Santíssimo ?

No Cume do Monte ou Santíssimo, VOCÊ DESFRUTA, VOCÊ CONTEMPLA.

Aqui você “PROVA E VÊ QUE O SENHOR É BOM”

“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” Sl 34:8

 

Aqui nesse lugar entendemos que : “Ver a Deus, só terá valor para nós, se o vermos com os nossos olhos e não com os “olhos” dos outros.”

 

 

O Santíssimo, era coberto por 4 camadas de Pele, ou seja, ali não tinha luz natural era um lugar extramamente escuro, não havia som nenhum, uma isolação total de ruídos. Ali é só você e Presença (arca), assim como a NUVEM era uma NUVEM ESPESSA, era só Moisés e Deus, quem olhava lá de baixo, não via Moisés, só via a NUVEM, essa é a vontade de Deus, as pessoas não precisam saber nosso nome, precisam ver a Glória de Deus somente.

O Tabernáculo, possuía 3 portas, a primeira chamava : Caminho, a Segunda que dava acesso ao Santo Lugar, chamava: VERDADE,  E a porta que dava acesso ao Santíssimo, chamava-se : VIDA, ali você submete a sua vida a VIDA DELE, Nesse Nível, ele é a SUA VIDA, Aqui podemos dizer “Não vivo mais eu”, porque minha vida, minha vontade, ficou para trás.

Aqui nada mais importa, só ELE IMPORTA.

Não existe segredo, esse é o processo de Deus para nós, esse é o caminho por onde o Adorador deve andar. Esses são os níveis de Deus para nós:

Caminho, verdade e vida

Pé do monte, caminho do monte, cume do monte

Átrio, santo e santíssimo

Purificar, servir e desfrutar

Corpo, alma e espírito

Deixe um comentário