Janela 10/40 e a Igreja Perseguida

O que é a Janela 10/40 ?
JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.

Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

Os países com as maiores populações não cristãs são: CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, BANGLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.
Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste novo milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre o necessitado povo que vive na Janela 10/40.
Se desejamos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:
– O significado Bíblico e histórico
– O domínio do islamismo, do hinduismo e do budismo
– A pobreza acentuada
– A diversidade de línguas e culturas
– A concentração de seitas diabólicas
 
Países que formam a Janela 10/40
ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES
Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.
ÁFRICA – 12 PAÍSES
Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.
ÁSIA – 21 PAÍSES
Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.
EURÁSIA – 3 PAÍSES
Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.
EUROPA – 4 PAÍSES
Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.
Nem todos os crentes sabem que no mundo ainda há povos completamente ignorantes da existência de Jesus Cristo e seu plano redentor. Poucos se importam em saber que hoje no oriente há cristãos presos e sendo torturados por causa de sua fé. Quantos têm um programa intensivo de oração pelos povos não alcançados pelo evangelho? Saber que há povos cometendo suicídios e guerras, por falta de esperança ou fanatismo, não é um assunto que interessa a todos os cristãos.
Os cristãos no mundo estão direcionando apenas 1,2% do seu fundo missionário e de seus missionários estrangeiros para bilhões de pessoas que vivem no mundo evangelizado.
No mundo ainda há dezenas de país com suas portas total ou parcialmente fechadas à entrada de missionários.
Há 28 países muçulmanos (sem incluir seis da antiga união soviética), 7 nações budistas, 3 Marxistas e 2 países hindus, formando o maior aglomerado de povos não alcançados.Porque evangelizar os povos da Janela 10/40
– Porque ali vive o maior número de povos não alcançados pelo evangelho. Cobre 1/3 total do planeta e representa 2/3 da população do mundo. São cerca de 3,2 bilhões de – pessoas em 61 países.
– Porque ali está a maioria dos seguidores das 3 maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduismo.
– Porque de cada 10 pobres na terra, 8 estão nessa região.
– Porque dos 50 países menos evangelizados do mundo 37 estão nessa área.
– Porque as maiores Capitais do mundo estão nessa região.
De acordo com os missiólogos, há diversidades no número de povos não alcançados pelo evangelho hoje. Para Ralph Winter, há 17 mil povos não alcançados e 12 mil línguas. David Barrete declara que são 11 mil o número total de povos não alcançados. Bob Waymire também arrola 11 mil povos diferentes no mundo. Patrick Johnstone avalia em 12.017 o total de povos não alcançados em todo o mundo. Subtraindo desse número os povos entre os quais há cristãos, missionários de fora e autóctones, restam apenas 1.200 povos a serem alcançados. Em sua perspectiva, 99% da população do mundo serão cobertos, inteiramente, com a mensagem do evangelho se ela for transmitida, no máximo, entre 400 e 500 línguas diferentes.
Então concluímos que missões, ainda não é um assunto sério para muitas igrejas. Enquanto templos são enfeitados e grande parte do tempo é utilizada para inúmeros programas, missões é ocasional, ainda não é assunto íntimo.
 
O Mundo dos povos não alcançados
Segundo alguns estudiosos, temos aqui algumas estatísticas:
– Cada hora 10700 crianças nascem e morrem sem escutar as Boas Novas em países da Janela 10/40;
– Cada hora de esforço missionário resulta em 9.800 pessoas escutando o evangelho pela primeira vez;
– O resultado é a redução no mundo não evangelizado de 500 pessoas a cada hora, ou pouco mais que 4 milhões de pessoas por ano.
– 9 em cada 10 países mais pobres do mundo estão na África e 8 destes são parte do mundo menos evangelizado.

A Igreja é perseguida em muitos destes países.Pastores, obreiros e muitos fiéis são mortos´todos os dias defendendo e proclamando o nome de Jesus.A Igreja Perseguida é formada por todos os cristãos que vivem hoje em países onde a pregação do Evangelho de Jesus Cristo é proibida. Ela é formada por pessoas que todos os dias são vítimas de maus tratos e muitas vezes até morte. Esses nossos irmãos e irmãs têm sofrido agressões, ameaças, mortes, alguns são levados como prisioneiros e torturados por amor ao Senhor Jesus…Cabe a nós ajuda-los.
Como?
Contribuindo com as missões e, principalmente, ORANDO, INTERCEDENDO EM ORAÇÃO.Nossos irmãos precisam de nossa ajuda.

8 comentários Adicione o seu

  1. Reginaldo Pospi disse:

    Realmente, muitas pessoas, até mesmos as igrejas do Senhor, não se importa com as nações que estão perdidas, vivem somente pensando no bem estar e salvação própria, enquanto os demais…Não se importam !!
    Temos clamar pelas nações, pois em Salmos 2:8 a palavra de Deus diz: “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.”

    Temos que nos importar com os perdidos, não só se importar em participar de um Poder de Deus!

    Shalom!

  2. eugenio disse:

    Obrigado por esta pagina, de esclarecimento, muinto bom, se poderes me mande fotos de missão, pois evangelizo na minha cidade tambem, e pretendo mostrar todos este trabalho ao povo que tenho contato

  3. Mauri Rogerio Ferreira Samim disse:

    se todos cristãos soubesem da nessecidade que essas pessoas soubesem de verdade nós oraríamos muito mais por missões, o poblema é qaue as igrejas estão mais preocupadas com suas imensas catedrais do que com a obra missionária . Pois como JESUS DISSE GRANDE É A SEARA MAIS POUCOS OS TRABALHADORES ORAREMOS AO SENHOR DA SEARA QUE NOS MANDE TRABALHODERES EU TENHO ADOTADO EM MINHA VIDA ORAR POR MISSÕES E PELA IGREJA PERSEGUIDA POIS SEI QUE ELES PRECISAM DA MINHA ORAÇÃO E QUEM SABE UM DIA EU POSSO ESTAR JUNTO DELES PARA PREGAR O EVENGELHO DO REINO DE DEUS .

  4. Andréia disse:

    Glória a Deus por estas informações!
    Pouco eu sabia sobre a igreja perseguida dos dias de hoje.
    Sabe, irmãos, eu sou convertida pra Jesus a 1 ano e 1 mês, e muita coisa aconteceu. Já me batizei nas águas e muitos milagres aconteceram dentro da minha família que não é cristã, mas espírita. Agora eu estou proibida de ir à igreja pelos meus pais. E o que eu mais quero é um carro pra evangelizar na minha cidade.
    Mas realmente, tenho orado pouco pela igreja perseguida. E quero ajudar significativamente este povo. Como é terrível pensar que exista alguém que morre sem ouvir sobre o amor de Deus.
    Por isso, o que vocês, os moderadores do blog, estiverem planejando para missões, com contribuição financeira, eu ajudo, porque viajar, meus pais não deixariam nunca, por esse motivo. Porém logo morarei sozinha. Tenho 20 anos, e creio que se os jovens ajudarem e se voltarem pra Deus de verdade, nós, pra glória dEle, conseguiremos continuar Sua obra!
    Amém =)

  5. DENISE disse:

    Oremos para que deus levante obreiros para sua seara,pois a seara e grande,e que este despertamento,não estou excluindo a mim,mas,ser for na direção de deus devemos fazer a obra sem pensar duas vezes,porque muita gente stá partindo sem deus,sem paz e sem salvação e é responsabilidae nossa estar fazendo a obra ,foi pra isso que deus nos chamou para livrar a muitos do inferno”Filhinhos e já a ultima hora”

  6. Hugo Tavares disse:

    É muito bom saber que tem pessoas como vocês que se importam com as pessoas que estão perdidas, porque hoje em dia nas igrejas nós só ouvimos falar do que Deus pode dar e eles esquecem oque Deus é e aquilo que ele pode fazer…
    Que Deus possa continua abençoando os evangelistas e todas as pessoas que estão desposto a ajudar.

    Amém…

  7. salvina santos disse:

    Quando leio sobre esse mundo desconhecido, povos não alcançados, faço-me uma pergunta: O que significa a palavra “cristão”? Não seria, por acaso, pequeno Cristo? Precisamos comovermos e movermos em direção ao “IDE” de Jesus…Igreja, faça alguma coisa, saia de suas paredes caiadas, de seus tapetes e cortinas, de seus bancos almofadados, seus ares condicionados e venha para o sol causticante, com seus pés calçados com os sapatos das Boas Novas de Cristo!!!

  8. Eu acho esse trabalho da janela 10-4e muito bom, que Deus abençõe a todos e que a graça do nosso senhor Jesus Cristo esteja com todos!

Deixe um comentário