Adorar em espírito e em verdade!

por Marcos Pavão

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espírito e em verdade por são esses que o pai procura para seus adoradores.” João 4:23,24
 
Jesus deixa bem claro nesse texto que o pai procura verdadeiros adoradores.
 
Por que Deus procura verdadeiros adoradores, so que lá no céu Ele tem a mais perfeita adoração dos anjos, dos 24 anciãos, os 4 seres viventes?  E porque ele está interessado na minha adoração?
Na verdade Deus nos ensina a adorá-lo, não por que Ele precisa da nossa adoração, mas sim porque nós precisamos Dele. Um adorador genuíno tem em sua vida constantemente a presença de Deus, e isso o faz ser a imagem e a semelhança de Deus. Adorar a Deus nos torna a ser a sua imagem e semelhança.      Gn 1:26
 
Adorar é muito mais do que gostar, amar, respeitar. Adorar é quando você se torna parte daquilo que você adora. Como por exemplo, um cover do Elvis Presley, está estampado a imagem do seu ídolo em seu rosto.
 
Um verdadeiro adorador se torna tão intimo de Deus que acaba perdo a sua identidade e assumindo a identidade de Deus, e logo vamos identificando o caráter de Deus no dia a dia deste verdadeiro adorador. Os frutos do Espírito são cada vez mais visíveis em nossas vidas a medida que adoramos.
 
Mas o fruto do Espírito é: caridade (amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra essas coisas não há lei.Gl 5.22 .
 
Esses frutos do Espírito são gerados por que foi plantado o próprio Deus dentro de nós. Quando acontece isso, perdemos a nossa identidade humana e carnal,  nos tornando a imagem e semelhança de Deus. Essa a única forma de sermos semelhante a Deus.
 
Adoração é muito mais do que cantar e erguer as mãos, adoração está na essência da nossa vida, servir a Ele, obedecer a Ele, sacrificar-se por Ele. Como as pessoas têm nos visto? As características de Deus são visíveis em mim e em você?
 
Ser um verdadeiro adorador é ter estampado em seu rosto a imagem do Deus que servimos.
 
Agora se Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em verdade é por que realmente a falsos adoradores. João 4 : 23-24.
Exemplo: É como se fossemos torcedores de um time de futebol que não sabem nem a escalação do seu time do coração.
 
Para sermos verdadeiros adoradores precisamos de intensidade, profundidade em nossa vida de adoração. Ou seja, não a outro motivo pra viver se não estivermos na presença de Deus, tudo se resume a Ele, minha vida é para agradá-lo, meu casamento é para agradá-lo, meu emprego é para agradá-lo, meus filhos são para agradá-lo, minha célula é para agradá-lo, vivo para agradá-lo!
 
Se há algo que temos que ser intenso, é no que diz respeito a amar a Deus, tudo é pra Ele, tudo é por Ele. O primeiro mandamento é: amará o senhor teu Deus com tolda a tua força, e com todo o seu entimento.
 
Quando adoramos, estamos entrando na intimidade com nosso Senhor, e intimidade nos leva a conhecê-lo melhor, ter revelação de quem Ele é e o que está no seu coração.
 

“A adoração faz com que os céus se abram sobre nós.”
 
(João 4:24) Deus é  espírito e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.
 

Não podemos banalizar nossos momentos de adoração jogando palavras ao vento. 

Então como adorá-lo em espírito e em verdade?

1) Adorar em espírito:
 

  • Pare tudo oque está fazo e valorize cada palavra.
    Adorar em espírito é:  como se tudo que estivesse a sua volta, toda riqueza, todo ouro, Jóias valiosas, as mais lindas Paisagens, as pessoas mais importantes de nossas vidas não tivesse valor diante do precioso momento de você dizer: Papai eu te Amo!  Mas quantas vezes dizemos isso de forma tão fria e vazia.
     
  • Busque ser o mais intenso que você puder.
    Adorar em espírito é: procurar as mais lindas palavras que existem nos mais lindos poemas e mesmo assim não conseguir expressar através de palavras, o quanto você o ama.
     
  • Reconheça que sem Ele você não é nada.
    Adorar em espírito é: ter pavor de cometer pecado, e perder comunhão com o Pai.
     
  • Sair do natural.
    Adorar em espírito é : Fe os olhos e tentar imaginar como será o dia em que eu o verei face a face.

   2) Adorar em verdade
A verdade nos deixa nu diante de Deus nos trazo um arrepimento genuíno dos nossos pecados
 
Repare que no versículo 23 do capítulo 4 no livro de João  a um detalhe, o que vem primeiro é adorar em espírito e depois adorar em verdade, não temos como praticar a verdade sem antes o Espírito Santo de Deus nos trazer revelação do que é a verdade.
 
Adorar em verdade nos leva a nos esvaziarmos de todo nosso eu, e deixarmos Ele o Grande Eu Sou revelarmos a verdade quem nós somos, não importando que tipo de pessoas somos, até o mais cruel pecador de todos os tempos.

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espírito e em verdade por são esses que o pai procura para seus adoradores.” João 4:23,24

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s