Oração do Pai Nosso

A Oração do Pai Nosso

Pr. Almir de Freitas

 

Mt. 6 – 5 a 14.
Não podemos viver uma vida de oração repetindo como papagaio uma reza decorada.

01) “Pai” (Mt 6:9) – foi escrito em Aramaico e não em Grego, e quer dizer ABBA (Paizinho). Isso indica intimidade, proximidade, amor, paixão.

02) Mas Jesus não o chamou apenas de PAI, o chamou de PAI NOSSO.  – Com isso, Ele se identifica como nosso irmão.
Heb. 2:11 – “Não se envergonha de nos chamar de Seus irmãos”
Nos leva ao sentimento de família, muitos irmãos, unidade.

03) Que estais nos céus – 6:9 – Jesus esta reconhecendo sua majestade e também reafirmando que Deus é uma pessoa – Ele não é parte de mim – não está em mim. É uma Pessoa, é Alguém distinto.
 
04)Santificado seja o Teu nome” (Mateus 6:9) Depois de chamar a Deus de Pai, Jesus destaca a reverência com que o nome de Deus deve ser tratado. Devemos ter cuidado nas palavras e atitudes quando nos referimos a Ele. Alguns, hoje, têm a tendência de tratar a Deus com intimidade, como se fosse uma pessoa igual. Algumas pessoas se dirigem a Deus usando o pronome Você, que mostra uma identificação e um nivelamento que não existe.

Além disso, Jesus nos incita que Seu Nome seja santificado pela nossa vida. A partir do ponto que somos Seus filhos, herdeiros e representantes: Rom. 8:17: “…co-herdeiros com Cristo”.

05) “Venha o Teu reino…” (Mt. 6:10)  Este se estabelece em nós ao buscarmos, pela nossa escolha, as coisas do Espírito, ao nos rendermos diariamente a Ele. Rom. 8:5: “Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.”

06) “Seja feita a Tua vontade, assim na Terra, como no Céu” (Mt. 6:10). Leva-nos a falar de obediência, não é o que eu acho ou penso, mas sim o que Ele quer.  

07) “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (MT. 6:11).  Está frase também nos ensina que não devemos nos ocupar em acumular riquezas. Mas que Deus nos dê o necessário para a nossa felicidade nEle.
Prov. 30:8: “Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário;” (Trabalho)
    “Pão de cada dia” – se refere tanto ao material quanto ao espiritual, aquele que nutre para a vida eterna.

08)”E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mt. 6:12)
 Uma verdade universal é que somente seremos perdoados se perdoarmos.
Este pensamento é tão importante que foi reiterado pelo Mestre nos versos 14 e 15.

09)”E não nos deixeis cair em tentação” (Mateus 6:13)  A tentação (estímulo a pecar) não vem de Deus.
Tiago 1:13 a 15 “…Deus […] a ninguém tenta…” É importante termos sempre em mente que ao sermos impelidos a fazer algo contra nossos princípios, está sendo mostrado neste momento somente o lado brilhante. O lado obscuro, as conseqüências são sempre omitidas.

“Não nos deixeis cair em tentação” é também uma promessa de escape – I Cor. 10:13: “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”

10)”Mas livra-nos do mal” (Mt. 6:13)  Pensamos aqui sempre no mal externo – e ele realmente existe! Acidentes, violência, sugestões, cartazes, convites… Devemos confiar a Deus o nosso livramento.
      
Mas também não podemos nos esquecer do mal interno. Aquele ao qual Paulo se referia: “O mal que não quero, este faço…” (Rom. 7:19).

Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rom. 7:24). O nosso maior inimigo está dentro de nós mesmos. É nossa dificuldade de nos submetermos a Deus.

EM RESUMO:

“Pai – postura filial;

Nosso – postura universal, coletiva;

Santificado – postura reverente;

Venha Teu reino – postura missionária;

Seja feita a Tua vontade –  servo obediente;

Dá-nos – postura dependente;

Perdoa-nos – postura de contrição, arrependimento;

Como perdoamos – postura de perdoador;

Mas não nos deixe cair em tentação – postura de cauteloso;

Mas livra-nos do mal.”. Postura de vigiar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s