Voluntários ou Chamados?

Qual desses você tem sido?

 

Voluntário, no contexto que digo, são aqueles que fazem a obra por sua própria vontade. Pessoas que escolhem como servir. Tudo é do jeito dela, a iniciativa é dele, não faz por obediência a Deus, mas por obrigação.

Caracteristicas de um voluntário

  • Escolhem como servir

Com relação a obra de Deus, o voluntário erra em desobediência e presunção, desobediência quando não faz o que Deus mandou, e presunção quando faz aquilo que Ele não mandou. Os filhos de Arão ofereceram fogo estranho na presença de Deus, eles acharam que fogo era tudo a mesma coisa e que não fazia diferença Deus ou eles acenderem o incenssario. Assim a irá do Senhor se acendeu contra eles e os consumiu. O resultado do voluntáriado é a morte.

  • Escolhe quando servir

Ele não fazpor obediênciaa uma palavra, mas porque querem ajudar, e por detrás dessa atitude, há uma soberba.

  • O voluntário não depende de Deus, mas da força própria.

Na verdade, alguém que se apresenta para fazer algo, certamente se auto avalioue concluiu que era capaz para tal trabalho. Deus chama pessoas para fazer coisas que estam acima de suas forças, para que assim se manisfeste a glória D’ele.

  • O voluntário não aceita cobrança.

A expectativa do voluntário é reconhecimento e gratidãopelo grande sacrificio que se sujeitou. Sempre super valoriza o que faz. Por isso nunca esperem excelência de um voluntário pois para ele já esta fazendo mais do que o necessário.

  • Voluntário não se dispoem ao sacrifício.

Temos que sempre esperar a boa vontade de um voluntário, pois ele não aceita confronto ou correção.

Uma pessoa chamada por Deus, tem o coração inteiramente a disposição, pois não faz por obrigação mas sim por obediência a Deus. Tem o coração na obra de Deus, e quando se é chamado o temor de Deus é constante.

Uzá foi um voluntário, que aos nossos olhos humanos fez algo plausivel, segurou a arca do Senhor quando ela ameaçou cair do carro de bois(ICr 13.7-10). Mas para Deus não foi bem assim, Uzá foi consumido ao tocar na arca. E nós nos perguntamos por que? Um homem tão bom. Porém por mais que Uzá tivesse a maior das intenções ele foi como voluntário para segurar a arca do Senhor. Seguindo a história vemos que o povo de Israel ficou com medo da arca, e até Davi temeu a irá do Senhor, foi ai que apareceu mais um voluntário Obede-Edom, ele ofereceu sua casa para guardar a arca do Senhor e foi tremendamente abençoado (ICr 13.13). Porque um foi consumido enquanto outro foi abençoado. Adiferença é que Obede-Edom era um levita, tinha um chamado para carregar a arca do Senhor (ICr 15.18).

E ai o que você tem sido voluntário ou chamado para a obra de Deus?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s