Como ministrar louvor na célula

“A reunião de célula – O louvor e a adoração”.

Cada célula deve desenvolver um ambiente de adoração. Deus não apenas habita no meio dos louvores, mas também age poderosamente nele. O líder precisa ter intensidade no Senhor e precisa também ser exemplo de espontaneidade, incentivando os irmãos a fazerem o mesmo. Ele deve se o primeiro a cantar, a dançar, a gritar, a erguer as mãos, a se prostar, a cantar um novo cântico e tudo mais. Os mais novos aprendem pela imitação.

O caminho normal do louvor em uma reunião. Numa reunião, geralmente as pessoas passam por três fases distintas em relação à comunhão com Deus. E isso é ilustrado pelo Tabernáculo de Moisés:
Átrio – Lugar de cânticos de testemunho e de comunhão com os irmãos.
Lugar Santo – Cânticos de louvor, de exaltação a Deus por aquilo que Ele tem feito por nós.
Santo dos Santos – Cânticos de adoração, exaltação, atitude de quebrantamento e cânticos espirituais que falam daquilo que Ele é.
O propósito de Deus é que todos, na reunião, cheguem ao Santo dos santos. Mas, infelizmente, boa parte do povo não alcança esse nível de adoração.

Diretrizes para o louvor na célula.

Inicie o período de louvor com músicas leves e conhecidas. Escolher um louvor que o povo não conhece pode prejudicar e muito a reunião. Não tenha medo de cantar um louvor mais de uma vez, nem tenha receio de conduzir o grupo a um louvor espiritual. Não espere que algo extraordinário aconteça para ministra um novo cântico ao Senhor.
Conforme Efésios 5:19, cânticos espirituais são a resposta interior espontânea de um adorador tocado pelo Espírito Santo.

Orientações para o dirigente:
1- Procure dirigir o louvor e não apenas anunciar os louvores que serão cantados.
2- Providencie copias dos louvores, em cada reunião.
3- Se não houver nenhum músico na célula o louvor pode ser feito com um CD.
4- Cante em voz alta com confiança, a unção esta na voz do líder e a firmeza incentiva os outros a unirem-se a ele.
5- Mantenha o controle do louvor.
6- Não se perca na sua própria adoração.
7- Evite exortar o povo para ser mais expressivo.
8- Estimule e dê liberdade para expressões físicas de louvor, tais como: palmas, danças, brados, prostar-se, ajoelhar-se, assobios, risos, choro, erguer as mãos, clamor, silêncio, marcha e cânticos espontâneos.
9- Em cada tipo de reunião deve-se tomar uma direção adequada no louvor. (Se há muitos visitantes, se é um evento-ponte, se é um aniversario etc).
10- Não pregue sermões entre os louvores.
11- Não use o mesmo louvor em demasia.
12- Em toda musica de adoração profunda há momentos de silêncio. Haverá ocasiões em que o silêncio total será desejado.

Aspectos que influenciam o louvor na reunião.

Oração – Se desejamos uma reunião forte, com um louvor fluente, devemos antes pagar o preço em oração.
Fé e dependência – Quando a fé suficiente para seguir a direção do Espírito Santo e existe completa dependência, então haverá um ambiente adequado para que Deus possa atuar.
Louvores adequados – O nível do louvor sofrerá influência se os escolhermos adequadamente segundo a ênfase que o Espírito Santo quer trazer.
Tempo gasto com Deus – Se gastamos tempo ministrando diante de Deus, podemos esperar grandes manifestações da sua presença.
Líder novo – Quando há um novo líder na célula, a tendência é os membros ficarem inseguros e isso afeta o nível do louvor. Não fique preocupado com isso, logo as pessoas se acostumaram e o louvor fluirá.
Localização – As pessoas devem sentar-se próximas umas das outras, em circulo. Se as pessoas ficarem dispersas o louvor não fluirá.
Cansaço – É muito comum as pessoas chegarem cansadas nas reuniões da célula, depois de um dia de trabalho. Nesta circunstância, é bom que elas fiquem sentadas um pouco mais, pois assim responderão melhor o louvor.
Desatenção – É bom corrigirmos isso; caso contrario, não conseguiremos levar o povo a lugar algum

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s